Reporte do Pauper

Victor
5 min readMay 24, 2024

Quinta na Taverna Nerd (24/05/2024)

Photo by Ryan Quintal on Unsplash

Oi. Hoje vamos ver como foi o meu desempenho no pauper de quinta.

Data: 23/05/2024

Loja: Taverna Nerd

Deck: Grixis Affinity

Resultado: 2–0–1

Sobre o deck

Comparado ao Grixis Affinity de terça, essa versão é consideravelmente mais próxima da lista “padrão” do deck. Para me inspirar, busquei a lista que o Luffy do Chapéu de Palha (o @ no twitter (ou X, se você quiser chamar assim…) é GabrielLuffyDCP). Algumas coisas da lista dele eu não gosto tanto, como só usar 1 Cast Down e 1 Metallic Rebuke (inclusive, este é o link para a lista que me inspirei).

Então, como a ideia de colocar Candy Trail e Lembas no deck me fez escolher mudar algumas coisas.

Imagem do deck na Liga Magic
QR code do Moxfield

Diferente do que vejo nas listas de Grixis, eu uso 1 único e singelo Pântano por questão dos hate de artefato e que o núcleo do deck é preto. Então, prefiro colocar um pântano por questão de evitar o hate.

O sideboard é, como diz o Elba do Fazendo Nerdice (este é o canal dele):

Side você monta de acordo com o meta da lojinha

Consequentemente, o sideboard da minha lista é diferente da lista do Luffy.

O que eu achei do deck?

Comparado com terça, foi bem mais consistente. Não depender da segunda mana azul aberta facilitou minha vida. Fora que ter comidas (Candy Trail e Lembas) ajudou a me manter no jogo.

Dei escolha a 2 Lembas no lugar de 2 Ichor Wellspring por conta do primeiro “se reciclar” quando cai no cemitério vindo do campo de batalha. No lugar de 2 Chromatic Star, achei interessante colocar 2 Candy Trail porque o artefato tem o trigger de Scry 2, que me ajuda a manipular o topo do deck e ajudar a tirar o flood de mana ou a zicada.

Dito isso tudo, vamos às rodadas.

Rodada 1

Oponente: Rakdos Madness

Resultado: 2–0

Eu me surpreendi com o resultado, ainda mais comparado com terça-feira. O meu oponente foi o Felipinho, um amigo que fiz pelo ambiente do Magic que me é muito querido. E também é um bom jogador de Magic, à minha frente quando o assunto é perícia pilotando decks.

G1: foi meio tenso, comigo ficando no range de Galvanic + Raio. Mas a Candy Trail salvou minha vida (foi mal pela piadinha). Ganhei porque removi as criaturas do Felipinho de campo (Goblin Tomb Raider e Kitchen Imp) que mais poderiam de incomodar, finalizando com Myr Enforcer e Gearseeker Serpent.

G2: foi ligeiramente mais tenso. Eu sabia que o Felipinho ia subir Smash to Smithereens e Red Elemental Blast, então eu escolhi subir:

4 Blue Elemental Blast

2 Negar

1 Arma de Sopro

O que me ajudou foi mais pro meio do jogo, quando o Felipinho resolveu dar flashback num Faithless Looting com 5 lands. Anulei essa primeira recapitulada com uma Metallic, o que atrapalhou um bocado. No turno seguinte dele, mais um flashback sem sucesso.

No fim, ter Myr Enforcer e Gearseeker Serpent em campo depois de uma Breath Weapon que limpou a mesa do Felipinho me deu a vitória na rodada.

Rodada 2

Oponente: Mono U Fadas

Resultado: 2–1

Dessa vez foi o Jorge, um amigo do Pauper que já fez alguns 3–0 de Mono U Fadas. E jogar contra fadas é, pelo menos pra mim, um terror psicológico desgraçado.

G1: demorou, o que fez o Jorge desenvolver o campo dele facilmente e me derrotar, mesmo comigo recuperando vida com Trail e Lembas.

G2: eu sabia que ele ia subir pelo menos as mágicas de anulação contra vermelho e artefatos. Então, contra um deck mono U, subi:

4 Pyroblast

2 Negate

1 Breath Weapon

Contra ele, removi os 2 Krark-Clan Shaman (inútil por não causar dano contra criaturas voadoras), 1 Kenku Artificer (por ser meio lento: precisa de 3 mana abertas pra castar ele, fora a mana de pé), 1 Blood Fountain (ele entrou com Steel Sabotage), 1 Myr Enforcer (novamente, a mesma razão anterior), 1 Thoughtcast e 1 Galvanic Blast.

Esse jogo foi bem rápido. Turno três ataquei com uma Gearseeker Serpent e um Myr Enforcer, e ainda abaixei o segundo Myr depois de atacar. E o Jorge, coitado, comprou só 2 terrenos.

G3: foi o mais tenso. Nesse jogo, eu precisava jogar ao redor de Spellstutter Sprite (de longe, a fada mais chata e mais legal do pauper), além dos demais anulas. Então, precisei ser particularmente cuidadoso com o Jorge (e ele sabia que eu jogaria dessa forma). No fim, o que me se destacou foram os dois últimos turnos meus.

Penúltimo turno: ataquei com a Serpent, castei 1 Makeshift Munitions. Passei. Ataque do Jorge com 1 Faerie Miscreant, 1 Faerie Seer (equipada com 1 Smoke Shroud) e 1 Spellstutter Sprite. Ele passou e eu castei 1 Breath Weapon, limpando a mesa dele.

Último turno: ataquei com a Serpent. Jorge ficou com 5 de vida. Paguei a mana e causei dano sacrificando 5 lands.

Contra o Jorge eu fiquei muito feliz: consegui lidar com o fadas!

Rodada 3

Oponente: Jund Dredge

Resultado: 0–2

O Fernando tem se mostrado um ótimo piloto de Dredge. Esse deck é cretino: o campo dele tá meio vazio, o cemitério cheio. Mas ele tem umas 5 mana abertas… meua migo, se segura. Ele pode dar flashback e ganhar um cagalhão cúbico de vida, castar bicho do cemitério, além de poder trazer a wincon do deck: o Lotleth Giant, que causa dano quando entra no campo de batalha igual ao número de criaturas no cemitério do controlador dele.

Então, como foram os jogos?

G1: uma desgraça. Ziquei de fonte de mana preta. Portanto, não pude usar minhas 3 Reckoner’s Bargain encalhadas na mão até vir uma Mistvault Bridge lá perto do fim do jogo. Dois Lotleth me levaram.

G2: eu sabia que seria no mínimo difícil. E como conhecia a lista do Fernando, escolhi subir:

2 Nihil Spellbomb

2 Negate

2 Blue Elemental Blast

Perdi “só” porque não vieram as Nihil. Novamente, o Lotleth seguido do irmão dele no turno seguinte me levaram a vida.

Opiniões sobre o pauper dessa semana

Particularmente, fazer 2–1 nessa semana (inclusive, fiz top4!) me mostrou algumas coisas.

1 — Essa minha lista parece ser mais consistente em relação à lista de terça.

2 — Parece que estou aprendendo a jogar ao redor de Madness.

3 — Preciso aprender como fazer o side contra Dredge.

Ter 2 Frogmite no deck ajuda a colocar corpos na mesa, que também podem virar uma “poupança” de vida. Ter 1 Chromatic Star não ofende, e pode ajudar no momento do desespero filtrando a mana.

Coisas que eu pretendo mudar

Acho que o side pode substituir 1 Shaman por 1 Breath Weapon. E talvez, dependendo como for, trocar 1 Chromatic Star por 1 Nihil Spellbomb.

As chances de eu ir jogar o LPC com o Grixis Affinity parecem não ser baixas.

Até semana que vem :)

--

--