Reporte do Pauper

Victor
4 min readMay 24, 2024

Terça na Cartas & Dados (21/05/2024)

Photo by Ryan Quintal on Unsplash

Oi. Vamos a mais um reporte do pauper de terça-feira.

Data: 21/05/2024

Loja: Cartas & Dados

Deck: Grixis Affinity (Alternativo)

Resultado: 0–0–3

Sobre o deck

O Grixis Affinity dessa semana foi consideravelmente mudado quando comparado ao deck da semana passada. O Bill (este é o canal dele) compartilhou uma lista de um cara que joga bastante com Grixis Affinity. De início, achei estranho, já que tinha muita coisa “errada” no deck. Mas conversando com amigos, entendi a razão: Trilha de Doces e Lembas estão no deck justamente pra fazer com que eu ganhe vida (algo crucial contra decks de burn), arranje o topo e consiga as cartas que preciso (especialmente terrenos que entram de pé).

Imagem do deck pela Liga Magic
QR code pra lista no Moxfield

O que achei do deck?

Num geral, achei a lista bem mais ou menos.

Entrarem as 3 Trilha de Doces e os 3 Lembas são interessantes por manipularem o topo e dar draw. Além de serem, também, comidas, desse jeito recuperando PV contra decks particularmente agressivos com estratégia de burn (Kudlotha e Rakdos Madness).

Algo que notei quando comparado à versão anterior, me incomodou a falta de hate de cemitério. Eu realmente me pergunto se não cabe pelo menos uma Magibomba Niilista no maindeck e outra no sidedeck. O que, particularmente, acho um problema para a lista: é raro (e difícil) ter uma lista sem nem uma Magibomba Niilista, sendo que existem decks que usam o cemitério de recurso.

Outra coisa que não desceu bem são as 3 Contramágica. Tá, CS pode ser bom o jogo todo, mas Grixis Affinity tem um problema crônico de ter 2 mana azul abertas para conjurar, ainda mais quando se compara esse anula com Repreensão Metálica, que pode ser improvisado com 2 artefatos quaisquer. Nessa o meu amigo que sugeriu usar CS está muito enganado.

“Ah, mas com Disputa Mortífera, a coisa fica fácil”. Sim, fica. Mas você precisa de pelo menos 3 mana abertos: uma preta e uma qualquer para a Disputa (que precisa resolver, diga-se de passagem), e uma azul para usar com a ficha de tesouro. Enquanto outros anulas, como Negar, não dependem da segunda mana azul.

Criaturas: é questão de gosto, então ter 2 Artífice Kenkupra mimé o ideal. Mas acho que um segundo Xamã do Clã de Krark essencial.

Remoções: estão servidas, mas acho que trocar 2 Explosão Galvânica por 2 Arma de Sopro uma ideia ruim. Eu deixaria 1 Arma de Sopro no deck principal no lugar a Lâmina da Coleta, e subiria 2 Explosão Galvânica.

Compras: senti falta de Barganha do Justiceiro. A carta é um “draw 2” do dekc assim como Disputa e Oferenda. Sim, Barganha pode ser ruim por dar vida. Mas, às vezes, essa “poupança” de PV pode significar mais para a frente do jogo. E isso sem ignorar que é uma Mágica Instantânea e preta, algo que não recebe Red Elemental Blast, sendo alvo “apenas” dos anulas padrão.

Side: vendo agora, o que eu trocaria? Acho que 1 Lâmina por 1 Krark-Clan Shaman (esse goblin safado faz falta). Arma de Sopro se sobressai melhor quando comparado ao Xamã por conta, justamente, do peso da mágica pegar criaturas voadoras, enquanto o Xamã nem arranha criatura com voar.

Veredito: eu não jogaria novamente com essa lista. Sim, ela pode ser melhorada, mas falta um “azeite” nessa engrenagem toda.

Dito isso, como foi a terça?

Para começo de conversa, foi bem atípica: somente 4 jogadores.

Então, pra mim, analisar os jogos como experiência do meta para o meu deck pode ser complicado, já que é um dia atípico e com o viés bastante único, já que nesse dia tínhamos:

1 Grixis Affinity (eu)

1 Jund Tortex

2 Rakdos Madness

E como Tortex é um deck que mal vê jogo no meta, acho válido pelo menos comentar como que essa lista se comporta contra um deck que pode se tornar explosivo.

Contra Madness a partida pode ser complicada, já que Madness é uma mecânica que barateia as mágicas, o que faz com que o campo do oponente de uma hora para outra se encha rapidamente.

No G2 é quando a porca torce o rabo.

Cast inot the Fire, Gorilla Shaman e Smash to Smithereens são as três cartas vermelhas que encontram espaço no sidedeck de vermelho. Então, quando for jogar contra, eu preciso já fazer o side pensando em “vão subir hate de artefato”. E isso se traduz, no deck, em anulas que subo, além do valor das três cartas. Gorilla destroi não apenas meus terrenos monocoloridos, como também pode dar alvo em qualquer artefato que não seja criatura.

Dito isso tudo, o que eu mudaria do deck?

Bem, veja o reporte de quinta-feira na Taverna que você vai descobrir.

Victor :)

--

--